domingo, 9 de fevereiro de 2014

Carnaval de blocos, em Porto Alegre, salve, mais um ano de vida!




Carnaval de Blocos em Porto Alegre - 2014

Sábados e domingos - de 08 de fevereiro a 15 de março

 Rua João Alfredo

(fotos e vídeo do meu celular)


 






O carnaval de Porto Alegre, remete-se à fundação da cidade em 1772, com os casais de Açorianos que praticavam comemorações do entrudo neste período do ano.

Os jeitos de brincar o carnaval de Porto Alegre foram diversos: entrudo, bailes nos salões e sociedades, desfiles de cordões e blocos, escolas de samba, mas sempre com enorme participação da população.

Marcus Vinícius Rosa (2008), aponta-nos que o carnaval constituiu-se em uma fronteira simbólica entre negros e brancos.


Onde o espaço urbano da rua para a prática do carnaval (exatamente por ser um espaço negro) foi sendo deteriorado pelas reformas urbanas, principalmente nas regiões das extintas Ilhotas, da Colônia Africana,nos bairros da Cidade baixa e Centro; e também a “sociedade de bem" sempre buscou afastar o carnaval do centro da cidade, com o discurso da ordem pública.

O carnaval ao longo do tempo foi sendo desenvolvido em Porto Alegre por grupos populares e negros, a classe média ficou mais afastada desta expressão cultural. 
Isto potencializou a construção de uma identidade negra na cidade através de redes e famílias voltadas a cultura carnavalesca.

Mas a invisibilidade e a rejeição à festa produziram uma forte reivindicação de sua legitimidade por seus participantes.

Por isto, recebemos de braços abertos a retomada do Carnaval de Blocos em Porto Alegre na Cidade Baixa.

Que bom que isto retornou, é a folia de graça novamente nas ruas da cidade, envolvendo diversos blocos de carnaval e levando a diversão democrática e popular a muitos.






A chuva foi bem vinda




Gente bonita, aqui a geração mais velha passando experiência para a mais nova

 Amanda posando com o robocop alado
                                         


Os músicos na concentração






























Nenhum comentário:

Postar um comentário