quarta-feira, 2 de abril de 2014

Motivações de uma educadora



Ilustração de Jude Daly do livro "Lila e o segredo da chuva"

Semana cansativa, muito trabalho e como sempre falta de recursos humanos na Escola, nos viramos entre aulas de filosofia, educação física, hora do conto, biblioteca e crise de alergia.

Nestes momentos o que sobra é você saber que o teu trabalho resulta em algo positivo para os alunos. Muitas vezes, os pequenos gestos, as falas e as aprendizagens dos alunos é que são os verdadeiros motivos que nos fazem retornar à Escola no dia seguinte com a "fé" renovada no ato de ser educadora.

Nestes últimos 2 dias, foram prazerosos, apesar de tudo, ainda mais por ouvir isto de alunos:

De um pequeno: 
- Ontem não vim, e ah! perdi a tua aula e a história...


De uma das minha alunas da turma do ano passado, virar com apenas 9 anos uma contadora de histórias; e ao escolher um livro para ler, ela me olha e diz:
- Quero ler este, esta história você nos contou ano passado...

No refeitório uma menina me cutuca e me diz:
- Eu sou você no teatro do aniversário da Escola... (uma turma irá imitar alguns professores no aniversário da Escola).


E ainda consegui retomar três projetos que gosto de realizar com os alunos na biblioteca: livros na hora do recreio, monitoria na biblioteca e o grupo de contadores de história.


Hoje é o dia Mundial da conscientização sobre o autismo, e não poderia deixar de lembrar de um aluno com a síndrome de asperger, que adora ventilador  e que participou de um dos projetos do qual fui professora, o de robótica.

Em 2012, afastei-me da Escola por um período mais prolongado por causa de uma doença do meu filho.
No dia que retornava à Escola, encontrei parado nas escadas este aluno, ele me olhou, eu dei oi.  
Ele então, aproximou-se, me deu um beijo no rosto e perguntou: - Como está o teu filho?
Jamais vou esquecer este menino e este momento, para quem trabalha com alunos com síndrome de asperger sabe como é difícil eles te olharem ou te fazerem uma pergunta pessoal, quanto mais te dar um beijo.
Momentos assim tornam muito melhor a minha profissão.


Robótica projeto de uns dois anos atrás





Adicionar legenda

Nenhum comentário:

Postar um comentário